Um balanço preliminar da campanha online do Banco Alimentar Contra a Fome revela que a ação permitiu angariar mais de 104 toneladas de alimentos para quem mais precisa. Os donativos recebidos vieram de um total de 24 países.
Um balanço preliminar da campanha online do Banco Alimentar Contra a Fome revela que a ação permitiu angariar mais de 104 toneladas de alimentos para quem mais precisa. Os donativos recebidos vieram de um total de 24 países e foram feitos tanto por portugueses como por estrangeiros.
Em declarações à Lusa, a presidente Isabel Jonet revelou que, “ainda sem dar a campanha por concluída”, o valor obtido é já “superior, tanto [relativamente] a Dezembro de 2011, quando foram [angariadas] 75 toneladas, como a Maio deste ano, quando foram [angariadas] 90 toneladas”.
De acordo com a responsável, “houve doações de pessoas de 24 países, tão diferentes como o Qatar ou a Finlândia, de portugueses e estrangeiros”. Estes contributos de além-fronteiras já eram, no entanto, esperados, dado que a campanha se destina também a pedir ajuda aos emigrantes.
Além disso, já em iniciativas anteriores tinha havido doações de vários países. “Há muitos emigrantes que podem assim contribuir para as pessoas mais carenciadas de Portugal”, referiu Isabel Jonet.
Num primeiro balanço, é possível concluir que “foram doados 104.166 quilos dos seis produtos: azeite, óleo, leite, atum, salsichas e açúcar”, o correspondente a 128.487 euros.
Durante esta campanha foram doados 14.269 litros de azeite, 11.976 litros de óleo, 47.330 litros de leite, 3.254 quilos de atum, 13.213 quilos de salsichas e 14.124 quilos de açúcar.