Uma investigação recente revela que alimentos como a banana-da-terra e os brócolos aumentam as defesas contra as inflamações da doença de Crohn, avança a BBC. Todos os anos, cerca de 100 crianças e jovens são acrescentados à lista de doentes de Crohn
Uma investigação recente revela que alimentos como a banana-da-terra e os brócolos aumentam as defesas contra as inflamações da doença de Crohn, avança a BBC. Todos os anos, cerca de 100 crianças e jovens são acrescentados à lista de doentes de Crohn em Portugal – neste momento há 6 mil casos registados no país. Cientistas do Centro de Pesquisa Biomédica (BRC) de Liverpool, Reino Unido, tentaram descobrir que tipos de alimentos influenciam a capacidade de penetração da bactéria e se os que têm influência positiva sobre a doença podem ser usados para a combater.
Pesquisas anteriores indicam que pessoas que sofrem da doença registam um aumento na quantidade de um tipo da bactéria E. coli, que penetra no intestino pelas chamadas “células M”. O novo estudo revela que a fibra da banana e do bróculo impede que a E. coli utilize as células M.
Uma empresa de pesquisa de aplicação médica de alimentos está já a estudar em parceria com a BRC a produção de um alimento à base de fibras de banana-da-terra que tenha efeitos na remissão e na prevenção da doença.
A doença, que se caracteriza por inflamações intestinais crónicas, sobretudo do intestino delgado, está relacionada com factores genéticos e ambientais como a alimentação.
Os doentes de Crohn apresentam números acima do normal de uma variedade da bactéria uma vez que o organismo não tem capacidade para combater as bactérias em excesso. Essa mutação da bactéria aloja-se nas paredes do intestino através das células M, que funcionam como portas para o sistema linfático.
Jon Rhodes, um dos cientistas envolvidos no estudo, explica que “a doença é mais vulgar em países onde a alimentação é pobre em fibras e rica em alimentos industriais”.