Para quem vê a imagem pela primeira vez pode parecer tratar-se de um momento de terror em que uma mergulhadora vê a sua perna presa nas mandíbulas de uma baleia. Porém, o que se passou foi muito diferente.
Para quem vê a imagem pela primeira vez pode parecer tratar-se de um momento de terror em que uma mergulhadora vê a sua perna presa nas mandíbulas de uma baleia. Porém, o que se passou foi muito diferente: quando Yang Yun ficou paralisada debaixo de água, o animal puxou-a até à superfície e salvou-lhe a vida.
A história é avançada pelo jornal britânico Daily Mail, que conta que a jovem de 26 anos se encontrava a participar num concurso de mergulho livre sem equipamento de oxigénio entre as baleias num aquário com mais de seis metros de profundidade e temperaturas geladas.
Quando tentava regressar à superfície, Yun ficou com as pernas paralisadas devido ao frio e não conseguiu mover-se. Ao aperceber-se da situação, Mila, uma baleia-branca habituada a conviver com humanos, decidiu dar uma ajuda e, com a boca, empurrou a mergulhadora chinesa até à tona.
Uma vez que estas baleias, também conhecidas por belugas, se alimentam de lulas e pequenos peixes, têm dentes pequenos, pelo que o facto de ser “arrastada” pelo animal não causou quaisquer ferimentos à jovem.
“De repente vimos a rapariga a ser puxada até ao cimo do tanque com a perna na boca da Mila”, contou um responsável do parque Polar Land, na China. “Ela é um animal muito sensível e está habituada a trabalhar de perto com humanos. Acho que esta jovem lhe deve a sua vida”, acrescentou.
Já Yang Yun admitiu que, quando se sentiu paralisada, acreditou que a sua vida acabaria ali. “Comecei a tremer e afundei-me ainda mais. Pensei que era tudo o que restava e que ia morrer, até que senti uma força incrível a empurrar-me para a superfície”, confessou.