Dois empreendedores (e surfistas) australianos criaram um sistema muito simples que promete livrar o mar de grande parte da poluição. O sistema consiste numa espécie de balde, com dois filtros, que suga todo o tipo de lixo.
Dois empreendedores (e surfistas) australianos criaram um sistema muito simples que promete livrar o mar de grande parte da poluição. O sistema consiste numa espécie de balde, com dois filtros e uma pequena bomba que suga todo o tipo de lixo: desde plásticos, a óleos e outros detritos.
O desenvolvimento tecnológico do projeto Seabin contou com o apoio da empresa Shark Mitigation Systems mas o financiamento para a comercialização deste impressionante “balde de limpeza” foi conseguido através de uma campanha de 'crowdfunding', através do qual os mentores do projeto, Andrew Turton e Pete Ceglinski, conseguiram, em Janeiro deste ano, cerca de 245 mil euros.
Funcionando por baixo da superfície das águas, e ligado a uma pequena bomba, o Seabin trabalha 24 horas por dia sugando os detritos que surgem mais à superfície do mar: desde óleos a plásticos.
O sistema conta com dois filtros: um que está colocado dentro do balde e que apanha objetos e outro que é encaminhado, através de uma bomba, para outro filtro que limpa os óleos das aguas. Depois de passar pelos filtros, a agua regressa ao mar já limpa.
Quando o balde fica cheio, esse saco tem de ser substituído, à semelhança do que acontece com os aspiradores.
O objetivo da equipa, agora, é colocar este método simples e económico de limpeza das águas junto de alguns dos pontos mais poluidores, como as marinas.