O programa 100% Cool marcou presença nas principais festas académicas do país com operações presenciais na estrada, em ação concertada com a Polícia de Segurança Pública e Associações Académicas de Porto, Coimbra, Minho, Algarve e Lisboa, nas quais foram designados 335 condutores 100% Cool.
Esta operação nacional decorreu presencialmente nas cidades de Coimbra, Faro, Porto, Lisboa e Guimarães desde o passado dia 21 de setembro até ao dia 24 de outubro. O 100% Cool – Edição 15 Anos – aliou-se às principais associações académicas do país e em conjunto com a PSP sensibilizaram os jovens condutores para uma conduta de 0% de álcool ao volante no contexto das festas de receção aos novos estudantes universitários.
Para Rui Pedro Duarte, secretário-geral da ANEBE (Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas), promotor do 100% Cool: “Esta iniciativa serviu para incentivar a segurança rodoviária e em particular de sensibilização para uma cultura 100% cool, ou seja, de 0% de álcool ao volante, sendo que o balanço da nossa operação não poderia ser mais positivo, quer no on-road quer no online. Nas operações presenciais na estrada, em conjunto com a PSP e Associações Académicas de Porto, Coimbra, Minho, Algarve e Lisboa, designámos 335 condutores 100% Cool.”
Já no online, através da ativação de passatempos nas redes sociais (Facebook e Instagram), foram impactadas cerca de 8.313 pessoas, maioritariamente jovens entre os 25 e 34 anos de idade.
Entre os prémios atribuídos aos condutores 100% Cool, destaca-se os descontos e ofertas nas Pousadas de Juventude e Cartão Jovem.
Esta iniciativa contou com a parceria da ANEBE com a Federação Académica do Porto, a Associação Académica de Coimbra, a Associação Académica da Universidade do Minho, a Associação Académica da Universidade do Algarve e a Associação de Estudantes da Universidade Europeia e a PSP.
A ANEBE reitera o seu empenho no cumprimento de mais uma operação nacional de uma pedagogia 100% Cool e pelo fomento das metas nacionais de segurança rodoviária inscritas no PENSE2020.