Dois bailarinos brilharam, entre 27 de Janeiro e 2 de Fevereiro, no Prix de Lausanne, competição internacional de dança que decorreu na Suíça. Francisco Sebastião e Tiago Coelho foram os representantes portugueses distinguidos na prova.
Dois bailarinos brilharam, entre 27 de Janeiro e 2 de Fevereiro, no Prix de Lausanne, competição internacional de dança que decorreu na Suíça. Francisco Sebastião e Tiago Coelho foram os representantes portugueses distinguidos na prova que visa promover a carreira dos estudantes de dança a nível mundial.
O jovem Francisco Sebastião, aluno da Escola de Dança do Conservatório Nacional, foi um dos oito premiados com uma bolsa de estudo. Além de um ano de formação gratuita à escolha em qualquer uma das instituições associadas da competição a nível mundial, o bailarino ganhou um prémio monetário para suportar todas as despesas necessárias no local escolhido.
Esta não é, porém, a primeira vitória do aluno português a nível internacional. Em Março do ano passado, Francisco Sebastião tinha já conquistado o primeiro lugar na faixa etária dos 15 aos 17 anos no Concurso Internacional de Dança de Spoleto, em Itália.
O jovem arrecadou ainda a Medalha de Ouro de dança clássica no concurso Tanzolymp, em Berlim, em 2011, e o primeiro prémio na categoria Solistas no Dancarte – Concurso Internacional de Dança do Algarve, no ano anterior.
Francisco Sebastião não foi, no entanto, o único português em destaque na Suíça. Tiago Coelho, outro estudante da Escola de Dança do Conservatório Nacional, chegou igualmente aos 20 finalistas do Prix de Lausanne (selecionados entre um total de 70 participantes), o que lhe valeu também um incentivo financeiro para prosseguir a sua aprendizagem na área da dança.
O Concurso Internacional Prix de Lausanne destina-se a jovens entre os 12 e os 18 anos e foi criado em 1972 para incentivar a aprendizagem da dança e impulsionar o percurso dos estudantes desta área artística.
[Notícia sugerida por Sílvia Roque Martins e Elsa Martins]