O bailarino português Marcelino Sambé, da Escola de Dança do Conservatório de Lisboa, ganhou a Medalha de Ouro do International Ballet Competion, que se realizou em Jackson (Mississippi), nos Estados Unidos, foi esta sexta-feira anunciado.
O bailarino português Marcelino Sambé, da Escola de Dança do Conservatório de Lisboa, ganhou a Medalha de Ouro do International Ballet Competion, que se realizou em Jackson (Mississippi), nos Estados Unidos, foi esta sexta-feira anunciado.A coreógrafa Catarina Moreira recebeu também um 1º lugar na respetiva categoria, por uma coreografia dançada por Sambé, composta por músicas de vários autores, entre eles Alfredo Marceneiro.
Além da Medalha de Ouro e certificado, Sambé, 16 anos, arrecada um prémio pecuniário no valor de três mil dólares norte-americanos (2429 euros).
As provas de Sambé foram constituídas por quatro coreografias na área do ballet clássico e duas na do ballet contemporâneo.
Catarina Moreira, professora do Conservatório, recebeu o troféu e um cheque no valor de 2 300 dólares (2023 euros).
Marcelino Sambé tem conquistado vários prémios internacionais. No ano passado foi o 1º classificado do Youth American Grand Prix (Nova Iorque), o que lhe valeu uma bolsa de estudo no American Ballet Theatre.
O jovem bailarino nasceu em Lisboa, a 29 de abril de 1994 (Dia Mundial da Dança), filho de pai guineense e mãe portuguesa. Começou a dançar aos quatro anos em Paço de Arcos (arredores de Lisboa), onde vivia, entrando, posteriormente, na Escola de Dança do Conservatório Nacional.
Sambé venceu várias vezes o concurso Dançarte, em Faro, na categoria júnior. Já este ano foi finalista, em fevereiro, do Grande Prémio de Lausanne de Dança (Suíça).