“É com muito orgulho que a escola anuncia que a nossa aluna Mariana Ribeiro foi aceite na 'Northern Ballet School' com bolsa de estudo. Ficou classificada nos 20 primeiros de todo o mundo que realizaram audições para esta prestigiada escola de dança”, lê-se na página oficial do Facebook da escola.
A jovem de 16 anos participou na audição com outra aluna, Mafalda Diogo, que “também foi muito elogiada pelos júris da audição”, salienta a escola.
“Este é o resultado do trabalho árduo destas duas trofenses e aqui está o resultado do empenho que a nossa escola tem nos seus alunos. Tal como elas, as mais pequenas podem ansiar por uma carreira como bailarinas e acreditar no seu futuro”, diz ainda a escola na mensagem de divulgou.
De acordo com o jornal local O Notícias da Trofa, as duas alunas decidiram participar na audição, que decorreu a 24 de Março, no Porto, “quase por brincadeira” e pela “experiência”, depois da insistência da professora Márcia Ferreira.
A prova consistia numa aula de ballet clássico, exercícios em pontas, e terminava com um solo de jazz, em que cada aluna tinha que apresentar aos membros do júri uma coreografia previamente ensaiada.
Embora Mariana Ribeiro tivesse realizado a prova apenas com o objetivo de perceber o nível de exigência da escola onde pretendia ingressar mais tarde, a verdade é que a sua performance convenceu os júris que lhe ofereceram uma das bolsas disponíveis para o ano letivo 2013/2014.
Perante a oferta desta oportunidade, a jovem, em conjunto com os pais, está decidida a interromper os estudos em Portugal e partir, em Setembro deste ano, para um curso de três anos na Northern Ballet School, prestigiada escola de ballet na cidade de Manchester, Inglaterra.
Ainda de acordo com o jornal local, para que a decisão se torne definitiva, Mariana e os seus pais estão apenas à espera da confirmação do valor da bolsa, para saber se a despesa será suportável para a família.
Em Fevereiro deste ano, as duas jovens já se tinham destacado na segunda participação no International Dance Theatre Awards, também nas modalidades de ballet clássico e dança jazz. Mariana foi uma das seis bailarinas de ballet clássico que, entre 70 participantes, recebeu a distinção “Special Commendation”.
Em 2012, no mesmo evento, Mariana Ribeiro e Mafalda Diogo foram as únicas representantes portuguesas, dos 300 bailarinos em competição, que apenas recebe bailarinos convidados da International Dance Teachers Association (IDTA).