Um grupo de jovens desempregados qualificados de Baião decidiu unir-se para ajudar, voluntariamente, todos os cidadãos do concelho, e, em particular, os idosos, a preencher os impressos do IRS.
Um grupo de jovens desempregados qualificados de Baião decidiu unir-se para ajudar, voluntariamente, todos os cidadãos do concelho, e, em particular, os idosos, a preencher os impressos do IRS. A iniciativa é da responsabilidade da associação local AMIGO (Associação de Modalidades Inovadoras do Gove).
De acordo com a nova legislação, todos os pensionistas com reformas acima de 293 euros são, este ano, obrigados a fazer o IRS, uma tarefa que pode tornar-se complicada e que estes jovens pretendem simplificar.
“Tendo em conta que há muita gente que, além de não ter conhecimento disso, não consegue preencher os impressos sem a ajuda de terceiros, ou porque nunca o fez, ou porque a idade não dá tréguas, unimo-nos para prestar este serviço à comunidade de forma completamente gratuita”, explica o presidente da associação, Fernando Vieira, ao jornal local Comércio de Baião.
Os pensionistas e trabalhadores por conta de outrem devem entregar o IRS, em papel, nas finanças, até ao próximo dia 31 de março e, segundo o responsável, qualquer pessoa do concelho pode aceder a este serviço prestado pela AMIGO sem custos, precisando apenas de apresentar os documentos de identificação, próprios, do cônjuge e dos dependentes.
Segundo Susana Ferrador, vice-presidente da associação que considera que “ao ajudarmos os outros, estamos a ajudar-nos a nós mesmos”, “a iniciativa está a ser muito bem recebida junto da comunidade”.
“A ideia foi pegar nos nossos valiosíssimos recursos humanos locais e trabalhar junto de quem mais precisa”, salienta, defendendo que é preciso “estimular os nossos jovens desempregados, que têm um potencial tremendo e que, infelizmente, ainda não encontraram mercado”.