Mais de 700 participantes internacionais concorreram ao título dos “Melhores Azeites de 2013”, atribuído no final do concurso a 261 azeites. Os candidatos foram avaliados por chefes de cozinha, críticos e consumidores “que conhecem o valor dos azeites virgem extra de alta qualidade”, explica a organização no seu site oficial.
As 22 medalhas nacionais foram atribuídas a um total de 14 produtores portugueses. Em destaque esteve a empresa de Victor Guedes, responsável pela produção dos azeites Gallo, que recebeu três medalhas de ouro com os azeites “Reserva”, “Grande Escolha” e “Colheita Luar”.
O grupo Sovena recebeu também duas medalhas de ouro e uma de prata, graças à produção do “Oliveira da Serra Vintage”, “Olivari Gold Selection” e do “Andorinha Vintage”, respetivamente.
O produtor alentejano Herdeiros Passanha recebeu também uma tripla distinção, com uma medalha de ouro e duas de prata. O “Quinta de São Vicente Colheita Premium” recebeu o prémio mais alto, acompanhada pelos azeites de prata “Quinta de São Vicente” e “Dom Diogo”.
Os produtores Monterosa e Riazor receberam ambos duas medalhas de ouro. “Monterosa Picual”, “Monterosa Maçanilha”, pela primeira casa, e “Torrejano” e “Paço dos Infantes” pela segunda.
Entre as restantes nove medalhas destacam-se os seis prémios de ouro, para a Casa Anadia, Casal da Cotovia, SEGA, SAOV, Sociedade Agrícola do Conde e Jerónimo Pedro Mendonça de Abreu e Lima.
Os produtores Gonçalo Silva, Monte de Portugal e Preciosa Carvalhana e Filhos receberam, cada um, uma medalha de prata pelos azeites que levaram ao concurso mundial.
Clique AQUI para consultar a lista dos “Melhores Azeites do Mundo de 2013”.