Os azeites portugueses estiveram em bom plano no concurso mundial Los Angeles International Extra Virgin Olive Oil Competition, que decorreu no início de Abril. Portugal arrecadou um total de 19 medalhas.
Os azeites portugueses estiveram em bom plano no concurso mundial Los Angeles International Extra Virgin Olive Oil Competition, que decorreu no início de Abril naquela cidade norte-americana. Ao longo do concurso, Portugal arrecadou um total de 19 medalhas.
Foram 2.012 os azeites que se candidataram à vertente da competição reservada ao hemisfério Norte. destes, apenas 516 foram selecionados para serem degustados pelo júri do concurso que, durante o mês de Março, efetuou as suas avaliações com vista a “premiar os melhores azeites de todo o globo”.
Neste que é uma das mais prestigiadas provas do mundo na área da olivicultura, os azeites nacionais somaram 12 medalhas de bronze, 6 medalhas de prata e uma medalha de ouro, atribuída ao azeite Arbequina da Innoliva produzido por aquele grupo espanhol em Portugal.
Itália, EUA e Espanha foram os países com mais azeites premiados, somando dezenas de medalhas na competição em que também foram distinguidos azeites de empresas de nações tão díspares como o Japão, o México ou a Turquia e em que participaram ainda Croácia, Grécia, Israel, Líbano, Palestina, Eslovénia, Tunísia e Marrocos.
Os azeites do hemisfério sul vão ser avaliados em Julho e, de acordo com os mentores da competição, esta separação, implementada em 2012, pretende fazer com que “os azeites extra virgens de ambas as regiões do mundo possam ser degustados nos seus melhores momentos”.
A Los Angeles International Extra Virgin Olive Oil Competition realiza-se anualmente naquela cidade dos EUA há já 14 anos e surgiu no seguimento da vontade dos seus organizadores de ampliar os prémios atribuídos depois de, ao longo de sete décadas, se terem dedicado apenas a premiar os melhores vinhos do mundo.
Clique AQUI para conhecer todos os azeites premiados durante a prova.