Como já vem sendo tradição, nesta sexta edição do certame vai haver tasquinhas gastronómicas que darão a provar as estrelas gastronómicas da região como queijo, mel, doçaria e sopa caramela (uma sopa de feijão catarino e couve lombarda típica da vila de Palmela),
Durante a festa, marcarão presença também os produtos hortícolas, florais artesanais e turísticos da região de Arrábida, de Setúbal, e de Azeitão, no qual irão participar cerca de seis dezenas de expositores de venda de artesanato, bem como artistas da região, que irão realizar sessões de pintura ao vivo.
A festa conta também com provas vínicas no dia da sua abertura, dia 22, e pelas 21h haverá um espetáculo com um Rancho Folclórico de Palmela.
Nos dias 23 e 24, sempre às 11h30, decorrem visitas guiadas à Casa-Museu José Maria da Fonseca. Para fazer parte desta visita, é necessário fazer reserva através do número de telefone 212199930. A iniciativa inclui a prova de dois vinhos de uma adega de Azeitão.
O Manel da Horta, mascote criada pelo cartoonista Augusto Cid, juntamente com as suas Marias, é uma presença constante no certame, que disponibiliza, igualmente, jogos didáticos e ligados à sensibilização ambiental, assim como uma exposição e venda de artigos em chita e crochet.
O recinto do certame instalado no 'rossio' de Vila Nogueira de Azeitão funciona das 16h00 às 24h00 no dia 22, das 10h00 às 24h00 a 23 e das 10h00 às 21h00 a 24.