Doze horas depois da partida, o aparelho fez a primeira escala em Omã, perto da Arábia Saudita. O avião 'Solar Impulse', pilotado por André Borschberg e Bertrand Piccard (na foto abaixo), tem 17 mil células solares e será controlado a partir do Mónaco, onde fica o centro de comando.
O avião é constituído por várias baterias que armazenam energia durante o dia, de forma a garantir as viagens noturnas. O 'Solar Impulse' tem uma envergadura semelhante a de um Boeing 777, mas pesa o mesmo que um automóvel ligeiro.
Já a viagem, que começou em Abu Dhabi, vai percorrer cerca de 35 mil quilómetros, passando por locais como a Índia, o Havai, os Estados Unidos da América, Europa ou África. Durante esta jornada, os pilotos vão cruzar também oceanos como o Pacífico e o Atlântico.
O objetivo desta viagem é promover a aviação com recurso a energias limpas e não poluentes. A descolagem teve lugar em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, e foi assistida pelo príncipe Alberto do Mónaco.
Em 2013, o 'Solar Impulse' já tinha realizado uma viagem semelhante, percorrendo, em dois meses, todo o território dos EUA.
No ano anterior, em 2012, o aparelho cruzou os céus da Europa e de África, realizando um voo de 10 horas entre Madrid e Rabat, em Marrocos, cumprindo assim o primeiro voo transcontinental efetuado no mundo recorrendo apenas à energia solar.
A missão 'Solar Impulse' arrancou em 2003, com um orçamento avaliado em 90 milhões de euros. A construção deste avião ficou a cargo de engenheiros da empresa suíça Schindler e do grupo belga Solvay.
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Notícia sugerida por Maria da Luz