A Google comprou uma das maiores empresas de software de aviação, a ITA Software, por 700 milhões de dólares (cerca de 559 milhões de euros) e prepara-se para concorrer com gigantes como a Amadeus e a Travelport. O objetivo é disponibilizar aos utili
A Google comprou uma das maiores empresas de software de aviação, a ITA Software, por 700 milhões de dólares (cerca de 559 milhões de euros) e prepara-se para concorrer com gigantes como a Amadeus e a Travelport. O objetivo é disponibilizar aos utilizadores um portal onde possam obter informação sobre bilhetes de avião.A integração da ITA, criada em 1996 por cientistas do Massachusetts Institute of Technology (MIT), é crucial, uma vez que a empresa é especializada no tratamento e cruzamento de dados relativos a preços e disponibilidade de voos.
Apesar de não estar ao alcance dos clientes, é dela que se socorrem as agências de viagens, portais de comparação de preços e até companhias de aviação, entre as quais a TAP, quando precisam de informação para calcular o valor dos bilhetes.
Citado pelo jornal britânico The Guardian, Eric Schmidt, presidente executivo da Google, disse que “a ITA abre oportunidades extraordinárias, criando uma nova forma para os utilizadores encontrarem informação de voo mais facilmente”.
A empresa norte-americana acredita que há espaço no mercado para crescer, porque, de acordo com as suas estimativas, “metade dos bilhetes de avião já são comprados pela Internet”.
Os portais de viagens ganham assim um concorrente de peso, com acesso privilegiado à informação que estes utilizam diariamente para interagir com os consumidores.
As apreensões persistem, apesar da Google já ter assegurado que não pondera vender diretamente bilhetes de avião aos consumidores.
As entidades reguladoras norte-americanas deverão agora pronunciar-se sobre os impactos deste negócio no mercado. Só o aval das autoridades permitirá à Google entrar no setor da aviação.