A partir de 2018, os veículos serão equipados com dispositivos automáticos de chamadas de emergência, denominados eCall, que prometem tornar mais rápidos os serviços de emergência da UE em caso de acidentes, como explica a União Europeia no seu endereço oficial.
Os eCall, que vão ser compatíveis com os sistemas de navegação por satélite, ativam automaticamente um sinal de alarme para o 112, número de emergência europeu, após a pressão de um botão localizado no veículo.
O sistema, que estará disponível em todo o território da UE, vai enviar vários dados para as equipas de emergência mais próximas, como por exemplo a localização do acidente.
Contudo, para manter a privacidade dos condutores, os veículos não serão constantemente localizados e os dados relativos a localizações anteriores serão apagados permanentemente, sendo que também não poderão ser comunicados a terceiros sem o consentimento do proprietário do carro.
Esta infraestrutura e a respetiva tecnologia deverão estar operacionais a partir de dia 01 de Outubro de 2017, sendo que a sua aquisição não deverá aumentar o custo dos veículos, uma vez que a UE quer disponibilizar a eCall gratuitamente aos fabricantes.
Notícia sugerida por Maria Pandina