A prova, com o patrocínio da Liberty Seguros, decorre numa distância de três mil metros e mantém o traçado original, com início no quilómetro 19 e meta no quilómetro 16 da Estrada Nacional 379-1, cerca de 500 metros após a Bataria do Outão.
O evento desportivo inclui competição nas categorias de “Velocidade”, cumprindo as regras de uma rampa regional, e de “Regularidade”, ao abrigo do regulamento específico internacional da regularidade histórica.
As verificações técnicas e administrativas realizam-se entre as 07h00 e as 08h30, com os bólides participantes em ambas as categorias de competição a fazerem-se à estrada depois das 09h00 para reconhecimento da pista.
A potência debitada pelos potentes motores está no asfalto às 11h00, com a primeira subida de treinos na categoria de “Velocidade”, enquanto os históricos da “Regularidade” fazem a primeira subida oficial, de referência, às 12h00.
A emoção a sério está reservada para o início da tarde, com duas subidas oficiais para cada categoria. Os pilotos de “Velocidade” sobem às 14h30 e às 16h00, enquanto os de “Regularidade” competem às 15h15 e 16h45. A entrega de prémios é às 19h00.
O público pode assistir gratuitamente à prova, em segurança, nos locais estabelecidos pela organização do evento, com o trânsito automóvel no troço da Estrada Nacional 379-1 em que se realiza o evento automobilístico a ser cortado a partir das 08h00.
A organização da prova disponibiliza transporte especial, gratuito, das 07h00 às 13h00 e de meia em meia hora, entre a Casa da Baía e a Serra da Arrábida, com várias zonas destinadas ao público que permitem assistir ao espetáculo em segurança.
À semelhança da Setúbal Especial Sprint, que decorreu a 29 de julho, também a 26.ª Rampa da Arrábida – Liberty Seguros pontua para a CMS Cup, troféu criado pelo Clube de Motorismo de Setúbal.
Um dos objetivos da organização é que a rampa volte a integrar o calendário do Campeonato Nacional de Montanha Valvoline, organizado pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting.
A Rampa da Arrábida, prova rainha que está de regresso à montanha onze anos depois, foi considerada uma das mais importantes competições dos campeonatos nacionais de velocidade, clássicos e montanha.
Mário Silva, Jorge Petiz, Ni Amorim, Pedro Azeredo, António Barros, e Rui Viana são alguns dos melhores pilotos nacionais que, ao longo de vários anos, marcaram presença na prova que chegou a estar integrada no Europeu de Montanha.