A partir desta terça-feira, a ligação entre o portão do parque e a entrada do palácio da Pena, em Sintra, vai passar a ser assegurada com três novos autocarros híbridos.
A partir desta terça-feira, a ligação entre o portão do parque e a entrada do palácio da Pena, em Sintra, vai passar a ser assegurada com três novos autocarros híbridos. O investimento ronda os cerca de 375.000 euros e vai permitir que os visitantes sejam transportados “num veículo com vistas panorâmicas e um mínimo de emissão de gases e ruído”.
Em comunicado enviado ao Boas Notícias, a Parques de Sintra – Monte da Lua, empresa responsável pela gestão dos monumentos e jardins históricos da serra de Sintra, explica que os três autocarros, de tecnologia híbrida de última geração, vêm substituir os, até agora, “a diesel, ruidosos e de grande volume”.
“Pouco amigos do ambiente e pouco adaptados ao perfil dos caminhos existentes no interior do Parque da Pena”, os antigos autocarros dão lugar a estes de dimensões mais comptactas, que permitem “uma melhor fuição da viagem e um contacto mais próximo com a natureza por serem descapotáveis e possibilitarem a remoção integral dos vidros laterais”.
Desenvolvidos ao longo de cinco meses pela empresa Mobipeople, os três novos autocarros, de tecnologia híbrida de última geração, combinam um motor de combustão a gasóleo com um outro, elétrico. Em termos ambientais, estes são “mais eficientes, minimizando a emissão de partículas para o meio ambiente, ao mesmo tempo que reduzem em cerca de 20% o consumo de gasóleo”.
Com 35 lugares cada um, os veículos incluem ainda espaço para uma cadeira de rodas, estando dotados de uma plataforma elevatória para facilitar a “inclusão de pessoas com mobilidade condicionada”.
A ida e volta entre o portão do parque e o palácio tem um custo de três euros, em suplemento ao preço de visita dos jardins e do monumento. A partir de meados de Abril, o bilhete vai passar a incluir um sistema audio individual com explicações em português, inglês, castelhano, francês e alemão.
Com autonomia energética e homologados para circular na via pública e, assim ligar os espaços e monumentos da Parques de Sintra – Monte da Lua. Na época alta, a empresa continua a disponibilizar o serviço complementar de carros elétricos 'Hop On Hop Off', que permitem aos visitantes entrar e sair em vários pontos dos parques da Pena e Monserrate.
Criada em 2000, a Parques de Sintra – Monte da Lua é participada pelo Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, pela Direção Geral do Tesouro e Finanças, Turismo de Portugal e Câmara de Sintra. Anualmente, o parque e palácio da Pena recebem, em média, cerca de 800.000 visitantes.
Notícia sugerida por Elsa Fonseca