O autocarro Volvo 7700 Hybrid estará em circulação, nas ruas de Lisboa, num período experimental de um mês, numa parceria entre a Carris e a Auto Sueco, avançou a empresa de transportes públicos em comunicado.
Esta colaboração tem como objetivo comprovar o desempenho, fiabilidade e o valor da redução do consumo de combustível, na circulação da cidade de Lisboa.
Em virtude da política nacional e europeia para o setor dos transportes, a Carris tem investido em sistemas de difusão, experimentação de combustíveis de substituição.
As características pro-ambiente deste novo autocarro são várias como o facto do veículo arrancar em modo elétrico e só entrar em modo diesel depois de atingir os 20km/.
Nas velocidades mais altas funciona só a diesel, sendo que as baterias são carregadas tanto nessa altura como através da energia libertada nas travagens.
Em paragens ou semáforos o veículo desliga automaticamente o motor diesel, ligando-o apenas quando o autocarro voltar a arrancar. Este sistema incluído no autocarro é denominado “Start-Stop” e permitirá gastar menos 35% de combustível.
Quando o autocarro funciona em modo elétrico as emissões dos gases de escape são reduzidas a zero. No final de Junho, a Auto Sueco e a Carris irão divulgar os resultados do teste.
[Notícia sugerida por Vitor Fernandes]