O rastreio terá o apoio dos professores de Atividade Física e Desportiva que leccionam no âmbito do Enriquecimento curricular promovido pelo municipio. Na primeira fase serão medidos os índices de massa corporal e o perímetro abdominal das crianças.
O objetivo é favorecer o aumento da atividade física diária das crianças obesas e com excesso de peso, assegurar que essas são submetidas a exercício regular e criar hábitos de alimentação saudável.
O projeto pretende ainda desenvolver estratégias que fomentem o gosto pelo exercício físico, facilitar ações quotidianas que exijam dispêndios energéticos, aumentar a auto-estima e confiança das crianças e desenvolver os aspetos relacionais da sua convivência com os outros.
Finalmente, a Câmara Municipal propõe-se tornar públicos os resultados do programa e permitir uma comparação com a média nacional de obesidade infantil.
O comunicado da autarquia faz notar que, “no panorama europeu, Portugal é um dos países que lideram na prevalência da obesidade infantil, numa altura em que se estima que o número de crianças obesas aumente ao ritmo de 400 mil por ano na Europa”.