A autarquia gere um orçamento de 13 milhões de euros e chega ao fim do ano com as contas todas pagas, tanto a fornecedores, como empreiteiros, coletividades e juntas de freguesia.
“Raramente ultrapassamos 30 dias em termos de pagamento e este ano conseguimos chegar ao fim do ano sem dever nada a ninguém”, explica Francisco Ribeiro, presidente da câmara, à RTP.
Este cumprimento exemplar tem um retorno importante já que isso possibilita preços mais baixos na aquisição de serviços. “As obras ficam 20 ou 30% mais baratas o que nos permite aplicar em novos investimentos”, sublinha o autarca.
Francisco Ribeiro, de 52 anos, é professor e tem já 31 anos de carreira como autarca, tendo passado os últimos 15 nas funções de presidente de Câmara de Santa Marta de Penaguião, para que foi eleito pelo Partido Socialista. Embora não queira ser exemplo para ninguém, o autarca defende que algumas autarquias deviam seguir uma gestão mais rigorosa em defesa das populações.
Fernando Ruas, presidente da Associação Nacional de Municípios, afirmou ao Diário de Noticias que é de aplaudir a gestão feita pela Câmara de Santa Marta de Penaguião, que certamente será a única a saldar as todas as contas no final do ano.
No entanto, segundo este mesmo responsável, presidente da Câmara de Viseu, muitas outras autarquias também têm as contas em dia, liquidando as faturas na data prevista. Ruas acrescenta ainda que, por vezes, o pagamento não é feito porque o Governo se atrasa a pagar o dinheiro dos municípios.