José Ribeiro, presidente da câmara destacou, em declarações à Lusa, que esta é a primeira vez que o município encerra o ano com as contas positivas sendo um “facto inédito” realçando “o rigor dos orçamentos municipais e a seriedade da sua execução”.
Embora ainda não esteja disponível o relatório final de contas de 2012, o autarca garante que o município fechou o ano com um saldo positivo transitando para 2013 com as contas em ordem.
Além do saldo positivo, o presidente também enfatiza a redução de mais de 20% da dívida bancária da autarquia o que permite manter a redução de 2% no IRS e diminuir em 25% o IMI dos prédios avaliados, mais 5% do que em 2012.
Novas reduções para 2013
Para o novo ano, a autarquia de Fafe vai baixar para metade a derrama para as empresas com negócios até 150 mil euros e reduzir algumas taxas no licenciamento para facilitar as obras.
“Em todo o atual mandato autárquico, não fizemos atualização nem aumento de tarifas ou taxas nos nossos serviços, o que, em alguns casos, redunda numa diminuição”, salienta José Ribeiro.
A saúde financeira de que Fafe goza permitirá manter um “forte investimento”, em 2013, entre os quais a recuperação do Palacete do ex-Grémio para a instalação do Arquivo Municipal e a requalificação da Feira Semanal.
O concelho de Fafe faz parte do distrito de Braga e está dividido em 36 freguesias comportando mais de 50 mil habitantes
[Notícia sugerida por Carla Neves]