Perante mais um ano de ausência da APEL, responsável pela organização das Feiras do Livro de Lisboa e do Porto, a Câmara Municipal do Porto decidiu assumir o comando do evento, a decorrer de 5 a 21 de Setembro, nos Jardins do Palácio de Cristal.
Perante mais um ano de ausência da APEL, responsável pela organização das Feiras do Livro de Lisboa e do Porto, a Câmara Municipal do Porto decidiu assumir o comando do evento, a decorrer de 5 a 21 de Setembro, nos Jardins do Palácio de Cristal.
Em mais de 80 anos, esta é a primeira vez que a autarquia assume a total organização da Feira do Livro, até agora promovida pela Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL). Esta será também a primeira vez que o evento estará aberto à participação de livrarias, alfarrabistas, editores, associações e cooperativas do setor.
Contrariamente aos outros anos, em que a iniciativa é levada a cabo durante o mês de Maio, este ano a Feira do Livro realiza-se em Setembro, por forma a coincidir o evento com o início do ano letivo.
“Por outro lado, a calendarização em Setembro vai ao encontro da política de melhor distribuição de grandes eventos com potencial cultural e turístico ao longo do ano, alargando a época alta de animação da cidade que, no Porto, se inicia em finais de maio e se quer prolongar até finais de setembro”, refere a autarquia em comunicado citado pela Lusa.
A programação cultural será integralmente definida pelo pelouro da cultura da autarquia, enquanto a logística e animação do certame ficam a cargo da empresa municipal Porto Lazer.
A notícia de mais um ano sem Feira no Livro no Porto, avançada há poucas semanas pela APEL, deu origem a novos descontentamentos por parte dos leitores e escritores, que já em 2013 se viram sem evento na cidade invicta, devido a desentendimentos nas negociações entre a autarquia e a APEL.
Agora, a Câmara Municipal do Porto assume as despesas da iniciativa, garantindo a realização daquele que é uma das ações mais aguardadas pelos portuenses todos os anos.