Inaugurou, em Viena, na Áustria, uma loja que dá aos clientes um produto diferente: um sítio para fazer a sesta. O objetivo é dar aos trabalhadores cansados e aos turistas com dores nos pés a possibilidade de recarregarem baterias.
Inaugurou, em Viena, na Áustria, uma loja que dá aos clientes um produto diferente: um sítio para fazer a sesta. O objetivo é dar aos trabalhadores cansados e aos turistas com dores nos pés a possibilidade de recarregarem baterias e de se prepararem para o resto do dia.
Por 11 euros é possível dormir uma sesta de meia hora, mas o sono não é a única oferta da loja “Reflexia”: o período de descanso é também acompanhado por música suave, um prato de pão e presunto, café, chá e outras bebidas e cada cliente tem direito a um acordar personalizado (e gentil).
“As pessoas encaram o sono como uma necessidade, mas não como um produto”, explica o dono da loja, Peter Schurin, em declarações à Associated Press. “A nossa tarefa é mudar isso de determinada maneira”, acrescenta.
Segundo Schurin, a “Reflexia” é uma espécie de centro de fitness para o espírito” e o negócio pode mesmo ter arrancado muito a tempo, visto que um estudo recente revelou que as doenças relacionadas com o stress custam, anualmente, à economia austríaca, cerca de 7 mil milhões de euros.
Mesmo para aqueles que não conseguem dormir durante o dia, a loja apresenta alternativas de relaxamento, dando aos clientes a hipótese de jogar computador, de ler um livro das suas prateleiras ou apenas de se sentar e descansar com a companhia de uma bebida e um “snack” por seis euros por hora.
Peter Schurin admite que os clientes têm sido poucos nestes primeiros dias, mas explica porquê. “Os austríacos são pessoas cuidadosas. Demoram um pouco a habituar-se a novas ideias”, justifica, garantindo, porém, que o projeto tem despertado curiosidade por quem passa por lá e não consegue evitar perguntar se ali se pode mesmo dormir.
[Notícia sugerida por David Ferreira e Elsa Martins]