por redação
Parece ser tirado de um filme de ficção do tipo Star Trek mas agora está cada vez mais perto da realidade: Pilot é um auscultador que traduz línguas, quase de forma imediata. O protótipo foi apresentado no Mobile World Congress e deverá ser lançado ainda neste ano.
Funciona como uns simples auscultadores que se colocam nos ouvidos; ao estar ligado a uma aplicação que reconhece a fala e usa a tradução automática, o Pilot converte a linguagem em fala.
Waverly Labs assume que há alguns segundos de atraso desde a fala à interpretação, contudo, os primeiros vídeos demonstram que resulta numa conversa limpa e simples.
Dialetos mais fortes ou sotaques mais locais, podem ainda causar alguma dificuldade, mas a Waverly Labs alega que a tradução automática melhorará com o uso.
Atualmente, o dispositivo precisa de ser ligado à internet para trabalhar, embora a empresa esteja já a procurar desenvolver uma versão offline. O protótipo existente permite que duas pessoas que usem o auscultador de ouvido tenham uma conversa, mas atualizações posteriores podem expandir essa funcionalidade.
Pilot também pode ser usado para ouvir música sem fios, que pode ser partilhada com o auscultador de outra pessoa.
Waverly Labs recebeu quatro milhões de dólares em financiamento em 2016 para lançar o produto, e está definido que seja vendido por cerca de 300 dólares. Para começar, será capaz de traduzir Inglês, Espanhol, Francês, Italiano e Português. A empresa pretende posteriormente adicionar mais idiomas.