A portuguesa Sara Moreira conquistou, esta quinta-feira, a medalha de bronze nos 5.000 metros nos Europeus de Atletismo que estão a decorrer em Helsínquia.
A portuguesa Sara Moreira conquistou, esta quinta-feira, a medalha de bronze nos 5.000 metros nos Europeus de Atletismo que estão a decorrer em Helsínquia. Embora tenha liderado a prova até cerca de 30 metros da meta, a atleta acabou por repetir o terceiro lugar que garantira também há dois anos, em Barcelona.
A prova não começou bem para Sara Moreira, que se mexeu antes do tiro de partida e foi advertida com um cartão amarelo, uma situação que contribuiu para o aumento dos nervos. Ainda assim, a 200 metros do final a atleta 'atacou' e chegou mesmo a ter alguma vantagem, sendo ultrapassada pelas adversárias russa e ucraniana muito perto da meta.
“Quando vi o grupo muito grande e compacto, tive receio. Embora saiba que estou rápida, resolvi mesmo ir para a frente. Foi, provavelmente, cedo de mais, mas não me arrependo”, confessou a atleta, citada pelo jornal Record.
Ainda assim, Sara Moreira mostrou-se muito satisfeita pela conquista da medalha, em especial depois de um ano difícil, já que estevs suspensa durante seis meses por ter ingerido um suplemento alimentar que continha uma substância interdita.
“Depois de tudo o que passei neste último ano, uma medalha de bronze é muito especial, é uma medalha diferente daquelas que já ganhei”, concluiu a atletla, de 26 anos, que vai agora dar início à preparação dos 10.000 metros dos Jogos Olímpicos que “nada terão a ver com estes 5.000 metros” e nos quais quererá estar “ao melhor nível”.
[Notícia sugerida por Patrícia Guedes]