No passado fim-de-semana, Portugal conquistou três medalhas de ouro naquele que foi o I Campeonato Mediterrâneo de Atletismo. O feito foi conseguido pelos atletas Rui Pinto, Marta Pen e Teresa Vaz Carvalho, numa prova que decorreu em Aubagne, nos arr
No passado fim-de-semana, Portugal conquistou três medalhas de ouro naquele que foi o I Campeonato Mediterrâneo de Atletismo. O feito foi conseguido pelos atletas Rui Pinto, Marta Pen e Teresa Vaz Carvalho, numa prova que decorreu em Aubagne, nos arredores de Marselha, em França.
Destinada a atletas do escalão de sub23, a competição viu Teresa Vaz Carvalho a bater os recordes nacionais de júnior e de sub23 de salto em comprimento, quando esta conseguiu uma marca de 6,52 metros, desde logo no ensaio de abertura. O mesmo valeu-lhe a medalha de ouro e uns confortáveis 42 centímetros de vantagem face à francesa Awe Sene.
Com a marca conseguida em França, e em ano de Campeonato do Mundo de Juniores, a atleta do Benfica é, agora, a segunda a nível mundial do ano no escalão, atrás de Akela Jones de Barbados, que, em Maio, saltou 6,55 metros.
Também Rui Pinto foi merecedor de uma medalha de ouro, garantindo a vitória com uma larga vantagem nos 5.000 metros. O atleta concluiu as doze voltas e meia à pista com um tempo de 14:11.58 minutos, deixando o turco Suat Kabula a mais de 21 segundos (14:32.65).
Quanto a Marta Pen, a jovem venceu os 800 metros com o tempo de 2.07,14 minutos e mais de um segundo de vantagem sobre a francesa Lisa Blameble, que demorou 2:08.28 minutos a cruzar a linha de meta.
Ainda assim, a participação portuguesa no I Campeonato Mediterrâneo de Atletismo não se fez notar só de ouros. No salto em altura, ganho pelo cipriota Vasilis Konstantinou, com 2,18 metros, o português Paulo Conceição foi segundo, com uma marca de 2,15 metros.
Nos 4×400 m, a seleção portuguesa, composta por Márcia Cardoso, Filipa Martins, Andreia Crespo e Cátia Azevedo, foi segunda com 3:39.69 minutos, atrás da França (3:38.22) e bem à frente da Turquia, a terceira seleção em prova (3:50.50).