Os atletas nacionais conquistaram um total de 24 medalhas (sendo que cinco foram de ouro, sete de prata e 12 de bronze) pelo que Portugal foi o país com o maior número de medalhas na competição.
O atleta Lenine Cunha, de 32 anos, foi o atleta mais medalhado da prova (1 ouro, 3 prata e 4 bronze). Na sexta-feira, o atleta do Porto conquistou o título de campeão do mundo no pentatlo. Pedro Isidro conquistou, domingo, a medalha de ouro na prova de 3.000 metros marcha.
Entre as mulheres, Claudia Santos venceu, ainda domingo, o ouro na prova de 800 metros. Já Erica Gomes tornou-se campeão de salto em altura numa prova onde alcançou a marca de 1,54 metros. A outra medalha de ouro foi conquistada em estafetas femininos (Raquel Cerqueira/Cátia Almeida/Graça Fernandes/Cláudia Santos).
No final, Portugal sagrou-se campeão do Mundo por equipas, quer no masculino (90 pontos), quer no feminino (42 pontos). O segundo e terceiro lugares masculinos couberam à França (75 pontos) e à Polónia (42 pontos), respetivamente. No setor feminino, o segundo lugar coube à Polónia (35 pontos) e o terceiro à seleção Francesa (14 pontos).