O atelier de arquitetura português Empty Space Arquitetura acaba de ser distinguido no âmbito de um dos mais prestigiados prémios de arquitetura sustentável a nível internacional, os "Green Dot Awards".
O atelier de arquitetura português Empty Space Arquitetura acaba de ser distinguido no âmbito de um dos mais prestigiados prémios de arquitetura sustentável a nível internacional, os “Green Dot Awards”. A “Casa Godiva”, em Cascais, desenvolvida por aqueles escritórios, recebeu uma Menção Honrosa na categoria de Edifícios Residenciais, anunciaram os mentores no seu site oficial.
A Casa Godiva, que já tinha sido também recentemente considerada em Londres, Inglaterra, o melhor edifício residencial construído na Europa em 2012 durante os “International Design and Architecture Awards”, é da responsabilidade do arquiteto português Luís Mendes, sócio gerente do atelier e diretor do projeto.
Em entrevista, em Novembro passado, ao jornal especializado Construir, Luís Mendes explicou que o objetivo do projeto passava “pela criação de um objeto arquitetónico contemporâneo e sustentável”, que privilegiasse “a fácil vivência espacial, associada a um constante diálogo 'interior/exterior'”.
A moradia foi terminada há cerca de um ano, em Janeiro de 2012, e destaca-se por um esforço de articulação “entre forma e função”, destinado a facilitar a vida dos seus moradores, em particular de dois deles, que têm mobilidade reduzida.
Porém, aquilo que mais a tem colocado em evidência é o seu caráter sustentável, já que a casa está classificada com A+ em termos de certificação energética e faz uso de várias soluções térmicas inovadoras que lhe permitem estar em harmonia com o meio que a rodeia.
Clique AQUI para ver mais imagens da Casa Godiva no site oficial do atelier Empty Space.
[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]