O atelier Barão-Hutter, do arquiteto português Ivo Barão e do seu sócio suíço Peter Hutter, venceu um concurso para projetar e construir um teatro na cidade suíça de Aarau, capital do cantão Argóvia.
O concurso foi lançado pelo governo local e contou com a participação de 33 propostas de vários países, além da Suíça. O projeto do atelier Barão-Hutter foi escolhido por unanimidade do júri. O novo edifício deverá estar concluído, em 2015.
Em declarações ao Boas Notícias, o sócio português, um jovem arquiteto de 25 anos, considerou que o projeto se distinguiu “pela sua radicalidade, viabilidade e clareza das soluções que preservam as qualidades poéticas deste lugar”.
“Intervindo-se o mínimo possível no antigo picadeiro do séc. XIX, apostou-se no restauro de antigas cantarias e estuques. Projetaram-se novos corpos que absorveram os novos serviços, garantindo as necessárias infra-estruturas que proporcionam um espaço de qualidade para espetáculos de teatro”, explica Ivo Barão.
A autarquia pretende que o novo edifício funcione como uma infraestrutura “dinamizadora da cena do teatro independente a nível regional, nacional e internacional”, lê-se do site do governo local.
Neste momento, o antigo picadeiro militar da cidade é usado, durante os meses de Verão, para instalações temporárias, exposições, e acolhimento de peças de teatro.
Clique AQUI para visitar o site do Atelier Barão-Hutter e AQUI para visitar o Facebook.
[Notícia sugerida por Samantha Mendes]