O projeto define mais de 43.000 galáxias usando uma pesquisa espacial chamada 2MASS, que efetuou um rastreio do céu em três comprimentos de ondas infravermelhas. Para dar a terceira dimensão ao mapa, os cientistas calcularam a distância entra as galáxias, e a distância destas em relação à Terra. Após este passo, os investigadores começaram por medir o desvio para o vermelho das galáxias, uma a uma, usando dois telescópios: um nos EUA e o outro no Chile.
Os cientistas concluíram que quanto mais longe uma galáxia está da Terra maior é o desvio para o vermelho. Analisando essas variações no comprimento de onda da luz, a 2MRS conseguiu precisar a terceira dimensão gerando o mapa 3D.
A pesquisa também mapeou regiões mais próximas da Via Láctea, normalmente escurecidas pelas poeiras e pelos gases da nossa galáxia. As ondas infravermelhas da 2MRS conseguem penetrar nos ruídos, mostrando melhor como é a vizinhança galáctica da Terra.
O mapa em 3D foi apresentado por Karen Masters, da Universidade de Portsmouth, do Instituto de Cosmologia e Gravitação (ICG), na conferência de imprensa do 218º encontro Sociedade Americana de Astronomia de Harvard e do Centro de Astrofísica do Smithsonian.
Clique AQUI para aceder ao comunicado da Universidade de Portsmouth.