Um estudante norte-americano de astronomia acaba de "recriar" um dos mais famosos quadros na história das artes, a obra "Noite Estrelada", de Van Gogh, com imagens do espaço.
Um estudante norte-americano de astronomia acaba de “recriar” um dos mais famosos quadros na história das artes, a obra “Noite Estrelada”, de Van Gogh, através do desenvolvimento de um enorme mosaico com imagens do espaço captadas ao longo de duas décadas pelo Telescópio Hubble.
“A ideia veio-me à cabeça quando o Hubble celebrou o seu 22º aniversário. Pensei que seria interessante fazer uma colagem com algumas imagens captadas pelo telescópio durante a sua história”, contou Alex Harrison Parker, o autor da obra, ao Discovery News.
Para reproduzir o trabalho, o jovem, natural dos arredores de Washington, EUA, utilizou um software de elaboração de mosaicos, unindo as 100 melhores imagens captadas pelo Hubble e fazendo nascer uma segunda versão da obra do pintor.
A obra original “Noite Estrelada”, de Van Gogh, datada de 1889, foi a inspiração de Parker
Esta não é, porém, a primeira vez que o astrónomo (por enquanto amador) se aventura neste tipo de trabalhos. Parker costuma também criar animações em vídeo baseadas em dados observacionais, “maioritariamente para utilizar em conferências e ter alguns 'doces' para mostrar à audiência”.
Um exemplo é o vídeo “Kepler Sonata”, que reúne imagens dos seis exoplanetas do sistema planetário Kepler-11, localizado a 2.000 anos-luz da Terra. Através de vários programas de computador, o norte-americano animou os seus trânsitos e órbitas.
De acordo com o Discovery News, quando não está a observar o céu, como tanto gosta, Parker costuma também estudar os asteróides e planetas dos primórdios do sistema solar, com o objetivo de expandir o conhecimento existente em relação à forma como este se formou.
Clique AQUI para ver a imagem completa criada por Parker em alta resolução.