O Observatório Astronómico de Lisboa representa um dos maiores patrimónios históricos da astronomia mundial. 150 anos depois da sua construção, este observatório orgulha-se das contribuições feitas no campo da astronomia e da fama internacional que deu a Portugal.
Edificado entre 1861 e 1867 na Tapada da Ajuda e integrado na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL) dedica-se atualmente à investigação científica e histórica, à preservação e divulgação patrimonial e à oferta de um serviço público na área da astronomia. Para além disso, é a instituição que mantém e fornece a Hora Legal do país.
Na comemoração dos 150 anos do OAL, o observatório vai ser palco de uma “Astrofesta”, no próximo fim de semana, aberta a todas as pessoas. Clique AQUI para saber mais sobre este evento.
Também o Boas Notícias se associa a estas comemorações apresentando uma reportagem multimédia sobre o observatório que marcou a história da astronomia em Portugal e no mundo.
Clique no link acima para aceder à reportagem multimédia (com som) com declarações do professor Rui Agostinho, diretor do OAL.
Marta Correia
© Fotografias da autoria de Rui Agostinho e Marc Heller