O Centro Ciência Viva do Lousal, no concelho de Grândola, vai ser o palco da Astrofesta 2013, nos dias 09, 10 e 11 de Agosto, o fim de semana perto do quarto crescente. A entrada é gratuita para todas as pessoas interessadas em participar.
O evento anual segue o mote de partilha do Cosmos e leva ao público palestras sobre a história da Astronomia, a investigação espacial, a astrofísica, os fenómenos planetários e o sistema solar.
Quem quiser pode levar os seus próprios telescópios, binóculos, filtros e câmaras para participar nos momentos de convívio. Quem não tiver qualquer tipo de equipamento vai poder de igual forma participar nas atividades disponíveis na Astrofesta.
“Com o objetivo de sensibilizar o público para a ciência, o evento conta ainda com atividades variadas, como sejam observações solares, histórias para os mais pequenos, exposições, passeios pela Mina e o montado alentejano”, salienta a organização no site oficial da Astrofesta.
Para participar nas atividades, os visitantes devem realizar uma pré-inscrição no site do evento. A organização informa que a “inscrição não é obrigatória”, mas salienta que “por motivos logísticos será útil ter uma ideia do número de pessoas que pretendem participar”.
A Astrofesta é uma iniciativa conjunta do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (UL), através do Observatório Astronómico de Lisboa, e do Centro Ciência Viva de Constância. O evento conta com a participação da Associação Portuguesa dos Astrónomos Amadores e do Centro de Astronomia e Astrofísica da UL.