Desde 1976 que não se registava a passagem de um asteróide destas dimensões tão perto da Terra. A NASA está a aproveitar a ocasião para recolher dados sobre o asteroide, através de imagens recolhidas por scan com uma antena do Deep Space Network.
O asteróide 2005 YU55 não passava pela Terra há mais de 200 anos. No momento em que alcançar a maior proximidade da Terra, algo que deve acontecer esta terça-feira, o asteroide vai estar perto que a própria Lua. No entanto, os cientistas garantem que não existe qualquer risco. “A influência gravitacional do asteroide não vai ser detetada na Terra”, explica a NASA.
Os cientistas vão ainda usar as antenas Goldstone e Arecibo para enviar ondas de rádio para o objeto rochoso, cujos ecos devolvidos à Terra serão posteriormente analisados. Desta forma, os investigadores pretendem obter imagens do asteróide bastante detalhadas.
Segundo as últimas imagens recolhidas, a superfície do 2005 YU55 é escura e ele tem uma forma esférica, atingindo o tamanho de um porta-aviões. A próxima vez que um asteróide desta dimensão vai passar tão perto será em 2028.
Clique AQUI para consultar o comunicado da NASA.