O 'Gap Year' é um 'ano sabático' no qual os jovens fazem uma viagem para realizar experiências de enriquecimento pessoal, tais como voluntariado ou trabalho em part-time para melhorar o currículo profissional. Estas bolsas são apoiadas pela Fundação Lapa do Lobo e pela TAP.
Se o vencedor concorrer individualmente terá direito a uma bolsa de 5.000 euros para a realização da sua viagem. Caso seja uma equipa a vencer, o prémio ronda o valor de 6.500 euros, dinheiro que servirá para pagar despesas de alojamento, alimentação, seguros de viagem, entre outros.
Além deste valor, o(s) selecionado(s) terão ainda direito à viagem de ida e volta para um destino à escolha. A iniciativa destina a jovens, até aos 25 anos, que tenham concluído ou estejam a concluír o Ensino Secundário ou o Ensino Superior, como explica a associação em comunicado.
Para motivar e elucidar os interessados, haverá ainda, no próximo dia 11 de Abril, no Porto, um evento de preparação e divulgação da iniciativa.
Este evento, ou 'Encontro Nacional de Gappers', reúne ex-Gappers e viajantes experientes, que vão partilhar as suas experiências com os candidatos e ajudá-los a entender melhor o conceito.
As candidaturas decorrem no site da Associação Gap Year Portugal até ao dia 15 de Junho, através do preenchimento do formulário disponível no site, ao qual os interessados terão que anexar um vídeo (com a duração máxima de um mínuto), onde expliquem as razões da candidatura.
A filmagem deve ser disponiblizada no Youtube, cujo link terá que ser indicado no formulário de inscrição.
Adicionalmente, os candidatos terão que apresentar o projeto que pretendem realizar durante o 'Gap Year'. O projeto terá que durar entre seis a 10 meses.
Faça AQUI a sua inscrição e consulte AQUI o regulamento do concurso.