O concurso fotográfico da National Geographic contempla três categorias: Pessoas, Lugares e Natureza. Intitulada “Explosão”, a imagem do tigre fêmea a sacudir a água venceu o primeiro prémio na categoria “Animais”.
No site da National Geographic, Ashley Vincent explica como tirou a fotografia. Busaba, o tigre fêmea, não deu descanso ao fotógrafo que estava decidido a conseguir a imagem perfeita. “Quando a observava durante as minhas visitas tinha mais cuidado, na esperança de capturar algum momento que revelasse o seu comportamento”, lê-se no site.
Esse momento chegou quando o fotógrafo observou o animal a sair da sua “piscina”, sacudindo a água. “Perante aquele cenário tive que dizer que a Mãe Natureza me tinha sorrido naquele dia”, confessa o fotógrafo.
O prémio valeu a Ashley Vincent a quantia de 10 mil dólares (cerca de 7500 euros). Nascido no Reino Unido, há 22 anos que está na Tailândia. No seu site pessoal, o fotógrafo explica que fotografar animais sempre foi a sua paixão.
Uma raposa enterrada na neve durante a perseguição de um rato, pescadores em estacas do Sri Lanka ou a montanha Matterhorn numa noite de lua cheia são algumas das outras imagens premiadas, que merecem ser visualizadas pela sua beleza e técnica fotográfica.
Este concurso recebeu mais de 22 mil imagens de 150 países, mas apenas 14 fotos foram premiadas nas três categorias.
Clique AQUI para ver a galeria das fotos vencedoras.