Quando olhamos para o panorama internacional, são os Italianos (55%), os Espanhóis (53%) e os Colombianos (51%) que, de acordo com dados do estudo sobre hábitos de viagens dos utilizadores da momondo, mais identificam as visitas a cidades como uma das mais desejadas opções para férias. Também em Portugal, esta modalidade é referida em 2º lugar (31%), logo após a opção preferencial “férias na praia” (67%). Neste contexto de viagem, as mais emblemáticas cidades Europeias oferecem locais privilegiados aos quais os visitantes se dirigem frequentemente para usufruir de uma vista urbana deslumbrante e, em vários casos, esse acesso é gratuito e disponível a todos. O motor de busca de viagens, hotéis e aluguer de carros, revela algumas das mais surpreendentes vistas para descobrir na Europa.
“As escapadinhas de fim de semana fora do nosso país são, muitas vezes, uma excelente forma de recuperar energias para a nova semana de trabalho que se aproxima. E os Portugueses são cada vez mais adeptos deste tipo de viagens. Prova disso é o facto de, em 2018, termos visto um crescimento de 4% no número de inquiridos que pretendia embarcar num ‘city-break’ ”, refere Margarida Gameiro, porta-voz da momondo para Portugal.
Roma – Monte Capitolino
É uma das colinas que deu origem à cidade de Roma, tendo um impacto relevante na sua história. A Praça localizada no cume da colina, foi projetada por Michelangelo, está cercada de museus e pelo Fórum Romano. No topo, localiza-se uma praça com três palácios, tendo no centro uma réplica da estátua do Imperador romano, Marco Aurélio. É um dos locais perfeitos para usufruir de uma vista privilegiada durante o dia, ou de um fantástico pôr-do-sol sobre a cidade de Roma, caso a visita seja feita ao final da tarde.
Paris – Escadaria do Sacré-Coeur, Montmartre
Um dos mais icónicos monumentos da Cidade das Luzes, está localizado em Montmartre e permite usufruir de uma extraordinária vista sobre Paris, durante o dia ou à noite. Está localizado num ponto alto da cidade, cuja zona envolvente são ruas estreitas e típicas, direcionadas ao turismo, com restaurantes e cafés onde é possível fazer uma pausa para comer o típico croissant. No mesmo bairro, é possível encontrar ainda a “zona dos artistas”, igualmente apreciada e conhecida pela generalidade dos visitantes.
Berlim – Reichstag – A Cúpula do Parlamento Alemão
A cúpula e o terraço do Reichstag podem ser visitados gratuitamente. Há também opções de visitas guiadas, nas quais é possível ir recebendo informação sobre o parlamento e a sua história, ao mesmo tempo que vários pontos estratégicos de Berlim vão surgindo no horizonte, ao circular pela cúpula. Nos jardins em frente ao Reichstag é ainda possível relaxar na relva a ler um livro, jogar futebol ou simplesmente dormir uma sesta. Fica a dica para entrar no verdadeiro espírito dos Berlinenses.
Barcelona – Montjuic
Montjuic é um dos mais encantadores locais de Barcelona, repleto de outras atrações como parques, jardins e outros pontos de atração cultural como o antigo castelo medieval. Além de uma montanha com vista privilegiada para a cidade de Barcelona, é também um dos locais ideais para usufruir de um momento de pausa relaxante, antes de continuar a caminhar pela cidade.
Londres – Colina do Parlamento (Parliament Hill)
A colina de 98 metros de altura, situada na zona noroeste de Londres, já esteve acoplada a uma mansão dada ao mordomo de Henrique II. É reconhecida pelas vistas fantásticas do horizonte da capital Londrina, sendo hoje parte integrante também de um dos parques mais populares da cidade. Do topo de Parliament Hill, é possível tirar fotos panorâmicas de Londres, captando alguns conhecidos monumentos como a Catedral de St. Paul ou o famoso edifício Gherkin.
Lisboa – Miradouro de São Pedro de Alcântara
Ao caminhar, subindo a partir do Chiado, surge o miradouro e o jardim com vista para a Baixa lisboeta, oferecendo cenários de toda a cidade de Lisboa, incluindo a vista para o icónico castelo de S. Jorge. Para além do miradouro, é possível explorar o jardim com estátuas clássicas de heróis e deuses da mitologia grega e romana. Nos arredores, as ruas estreitas do Bairro Alto e do Príncipe Real, apresentam uma vasta oferta de restaurantes e bares, ideais para terminar o dia com um cocktail, uns petiscos típicos ou um bom jantar num dos restaurantes mais trendy da cidade.
Praga – Torre da Cidade Velha
Um lugar escondido e muito apreciado pelos amantes de fotografia, por estar entre as mais extraordinárias vista sobre a cidade de Praga. Mostrando a beira-rio e uma perspetiva deslumbrante da Ponte Carlos (a ponte mais antiga e mais bonita de Praga), é um local sem elevador e sem multidões. Para lá chegar é necessário ter fôlego para subir os 138 degraus, mas a vista compensa claramente o esforço.