– Se és licenciado em TI: Que tipo de empresa procuras?
– Se é caça talentos (mais conhecido como RH recruiter): Qual o seu plano para captar e reter talento em TI quando a oferta é superior à procura?
O setor das TI conhece hoje em Portugal uma dinâmica muito elevada no que à contratação diz respeito, fazendo com que a maior dificuldade seja mesmo recrutar. Apesar de haver uma preocupação em reforçar ou aumentar o número de vagas e cursos nestas áreas, a percentagem de licenciados é ainda manifestamente insuficiente para dar resposta à quantidade de solicitações. Perante isto, assiste-se a uma dinâmica caça ao talento.
Este desequilíbrio entre a oferta e a procura, resulta numa situação em que quem tem este tipo de background tanto académico como profissional, acaba por ser alvo de um aliciamento constante e os critérios para mudar de projeto acabam por ser analisados muito para além da mera questão económica. Para atrair talento, temos que assegurar que conseguimos apresentar um projeto profissional integrado, sólido e com possibilidade de progressão.
Estamos verdadeiramente empenhados em atrair e desenvolver talento e em poder oferecer um projeto profissional com margem de progressão e planos de carreira. Queremos fazer uma aposta constante no desenvolvimento e permitir que as nossas pessoas tenham contacto com tecnologias inovadoras e usem de autonomia e flexibilidade para poderem crescer. Tudo fazemos para que todas as nossas pessoas possam ter um elevado nível de competências técnicas, que sejam reconhecidos pelo mercado e pelos nossos clientes, para que dessa forma consigam responder aos desafios que nos são apresentados. Face à aposta que a Glintt tem vindo a fazer na área internacional, damos sempre que possível a oportunidade de as nossas pessoas terem experiências além-fronteiras. Procuramos também atender, na medida do possível, à vontade que os nossos colaboradores possam ter em transitar para outras áreas ou funções dentro da nossa organização.
A Academia Glintt é uma importante iniciativa e, em parte, vem dar resposta a estes desafios. É um programa de trainees transversal a todas as áreas da empresa, que procura replicar o nosso modus operandi. O que pretendemos com este programa é atrair e desenvolver talento, não só através de formação em conteúdos específicos aos quais os alunos não têm à partida acesso nas faculdades, mas também pelo contacto com os nossos projetos. Este contacto com a realidade pretende-se que seja feito de forma acompanhada e progressiva.
O plano da Academia Glintt 2017 está definido para que os alunos possam ter a perceção da nossa realidade como um todo e não apenas de uma área específica. Queremos que possam ter contacto com as diferentes áreas de conhecimento da empresa e ao longo do programa vão ser estimulados/desafiados a desenvolverem competências e métodos de trabalho para serem ainda melhores, para terem perfis mais completos e mais capazes. Desta forma, acreditamos que promovemos ativamente o enriquecimento das competências dos trainees, que conseguirão assim responder aos crescentes desafios do mercado. Conseguimos também promover, desde o primeiro momento, a criação de sinergias entre as diferentes áreas da empresa e mostrar as várias possibilidades de progressão que cada um poderá ter nesta grande equipa.
Acreditamos que este é um investimento que aporta valor aos nossos trainees, a todos os nossos profissionais que se envolvem nesta iniciativa, e que ao mesmo tempo torna a nossa empresa mais forte.
O conteúdo As duas faces da mesma moeda…procura e oferta em TI aparece primeiro em i9 magazine.