1. Uma oliveira com 1102 anos (Évora)
Em Portugal não faltam árvores dignas de destaque. Mas neste curto texto apontamos, pelo menos, a oliveira mais velha do país (na foto principal). Localizada no Convento do Espinheiro, em Évora, esta árvore tem, segundo os Investigadores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), 1102 anos. Mais velha que o próprio convento do século XV – que entretanto foi transformado num hotel de luxo – esta árvore continua de excelente saúde e poderá viver mais uns milhares de anos.
2. Chêne-chapelle ou a árvore-capela (França)
A impressionante árvore Chêne-chapelle, em França. Segundo explica o site oficial da junta de Allouville-Bellefosse, onde a árvore se encontra, há registos históricos da existência deste carvalho pelo menos desde 1035.
Contudo, foi no final do século XVII que esta imponente árvore se tornou um símbolo religioso. Movido por uma inspiração divina, o padre local decidiu criar uma capela no interior oco deste carvalho, o que terá dado origem a este exótico espaço de culto.
3. Jamon Sugi (Japão)
A Jamon Sugi é o cedro japonês maior e mais velho do mundo. Localizado na ilha de Yakushima, esta imponente árvore é já considerada parte do património da humanidade, pela UNESCO. De acordo com os especialistas, a JaÂÂÂmon Sugi terá, no mínimo, mais de dois mil anos, 25 metros de altura e um tronco com 16,5 metros de diâmetro.
4. A figueira que 'iluminou' Buda (Sri Lanka)
A Sri Maha Bodhi é uma figueira que, segundo a lenda, nasceu de um ramo da árvore onde Buda foi iluminado, na índia. A árvore foi plantada em 288 a. C. e é considerada a mais velha árvore plantada do mundo. Atualmente, a Sri Maha é um importante local de peregrinação atraindo budistas de todo o mundo.
5. A árvore de Robin Hood
Conhecido como 'Major Oak', este carvalho fica na famosa floresta de Sherwood, Inglaterra. De acordo com as lendas locais, esta árvore era um refúgio para Robin Hood, o herói popular que roubava aos ricos para dar aos pobres. Os registos escritos que fazem referência ao 'Major Oak' datam de 1790. Com mais de 10 metros de altura e 23 toneladas de peso, os ramos deste gigantesco carvalho passaram, na época vitoriana, a serem suportados por vigas de madeira. Em 2014, este carvalho foi eleito a “árvore do ano” em Inglaterra. Todos os anos, em Agosto, o parque de Sherwood organiza o evento Robin Hood Festival, com duração de uma semana, que presta homenagem ao fora da lei mais acarinhado do mundo.