Verdadeira montra de personalidades, no Facebook há de tudo um pouco. Há aqueles que nunca têm comentários positivos, os que fazem muitas publicações e recebem igualmente muitas reações dos utilizadores, os que nunca comentam, os que preferem apenas as páginas de viagens, os que navegam em busca de pechinchas… Sabe qual é o seu perfil? E será que as empresas sabem quais são as diferentes personalidades e qual a melhor forma de comunicar com elas?
Para lhes facilitar a vida, a PSE – Produtos e Serviços de Estatística decidiu ‘ouvir’ as conversas dos portugueses no Facebook ao longo de um ano, analisando 670 mil seguidores de mais de 300 marcas, em oito setores de atividade (Automóvel, Banca, Media, Retalho, Saúde, Seguros, Transportes e Turismo). Daqui resultou a identificação de 20 perfis de comportamento, 20 personalidades descritas no estudo “Personalidades Digitais no Facebook”, que dá a conhecer o perfil dos visitantes das páginas, como interagem, quais os sentimentos que demonstram, o que falam nos comentários, como influenciam e mais, muito mais. Dados importantes para uma comunicação que, com a evolução do digital, se quer cada vez mais direcionada de acordo com os perfis dos seguidores.
São, ao todo, 20 as personalidades que desfilam pelo Facebook, identificadas tendo em conta a frequência e momento da interação, áreas de interesse, perfil setorial, sentimentos, temáticas e influências.
20 perfis, 20 personalidades
De entre as 20 personalidades digitais destaca-se o Influencer, aquele que faz muitas publicações e recebe bastantes reações dos utilizadores. Há também o Informer, que faz muitos comentários e num grande número de páginas distintas ou o Cool & Happy, aquele que tem apenas comentários positivos e que contrasta com o Hater que, pelo contrário, nunca se mostra positivo nas suas interações com as marcas no Facebook.
Há também aquele que se interessa por diferentes áreas e pesquisa sobre bastantes indústrias e marcas, ou seja, o Voyeur; o que comenta maioritariamente uma marca e de forma sempre positiva (Brand Lover), ou ainda o que faz a maioria das intervenções com as marcas durante a madrugada, o Sleepless.
Enquanto o Adventurer se foca bastante nas áreas temáticas que alimentam o seu espírito aventureiro, com especial enfoque nos temas de automóvel e de viagens, o Bargain Hunter usa o Facebook para procurar promoções e passatempos para adquirir produtos de marcas a um preço mais apelativo.
Já o Debater interage muito no Facebook, havendo muitos com ele com especial interesse pela área dos Media, enquanto o Digital Consumer se interessa por diversas marcas, sobretudo no âmbito digital.
A lista prossegue com o Life Styler, que interage com alguma frequência e mostra especial interesse em páginas de Media dedicadas a temas femininos, de sociedade e saúde. O Fast comenta muitas vezes e com curtos períodos de intervalo, estando muito atento ao Facebook, enquanto o Observer raramente faz comentários.
Aquele que usa esta rede social para procurar e consultar insights sobre uma área e marca específica é o Insight Seeker, havendo ainda o que é muito fiel à sua marca favorita, apenas comentando nessa página (Loyal Participant) e o que, pelo contrário, comenta muitas marcas, mas todas do mesmos setor de atividade (Industry Follower)
A lista fica completa com o Prime Time Follower, aquele que comenta no Facebook durante a noite, depois do jantar e antes de se deitar, sobretudo numa área específica; o Motorhead, que mostra especial interesse por páginas que abordam temas relacionados com motas e automóveis e finalmente o Traveler, que se interessa maioritariamente por páginas de viagens.
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