por redação
A escultura mais recente de Joana Vasconcelos, artista plástica, foi inaugurada no dia 26 de março, em Pequim, no 798 Art District e contou com a presença do embaixador de Portugal em Pequim, Jorge Torres-Pereira, do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral e da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.
Com o nome de Pop Galo, a artista portuguesa diz que esta obra foi “Inspirada num dos mais relevantes símbolos da cultura portuguesa, o galo de Barcelos, o Pop Galo concilia a tradição da azulejaria nacional com a tecnologia LED”. Através de um comunicado, o ateliê de Joana Vasconcelos diz que “a obra em causa tem perto de dez metros de altura e é revestida por cerca de 17 mil azulejos pintados à mão e, aproximadamente, 15 mil luzes LED, interconectadas com uma composição sonora criada especificamente para a obra, conferindo a este galo de Barcelos tecnológico diferentes leituras e transformando-o do dia para a noite”.
A cerimónia da inauguração inseriu-se na visita oficial do Governo português à República da China, tendo como um dos objetivos promover Portugal como um destino turístico.