A Graça está a ganhar uma nova cor. O projeto "Fachadas Cheias de Graça" convidou vários artistas e pintar muros e paredes do bairro, inspirados em escritores que ali viveram.
A Graça está a ganhar uma nova cor. Numa iniciativa da Associação EBANO Collective, o projeto “Fachadas Cheias de Graça” convidou vários artistas a pintar muros e paredes do bairro, com desenhos inspirados em escritores que ali viveram.
Natália Correia (que em tempos foi proprietária do bar O Botequim, nicho de intelectuais e artistas), Florbela Espanca, Angelina Vidal, Agapito Fernandes e Sophia de Mello Breyner são alguns dos poetas e escritores que serviram de inspiração para estas obras de arte urbana, que já começaram a ser executadas.
Neste momento já foram completadas as intervenções de Mariana Dias Coutinho e de Leonor Brilha, respetivamente na Travessa do Monte e no Beco dos Peixinhos, mais dois pequenos apontamentos realizados pela EBANO no beco dos Peixinhos e no Beco do Forno do Sol que consistem em dois poemas de Sophia de Mello Breyner Andresen.
Até à próxima sexta-feira será possível observar a dupla Pariz e MrDheo, na Travessa de São Vicente, a realizar mais uma intervenção. A última quinzena de Maio será ocupada pelas intervenções de Mariana Dias Coutinho, novamente no Arco da Travessa do Monte, Lorenzo Bordonaro na rua Josefa Maria (no Bairro Estrela d'Ouro), artistas da EBANO, na Travessa do Pereira Violant (na empena da Rua Josefa de Óbidos 25). De 09 a 16 de Junho decorre a última intervenção, de EIME, na Rua Josefa de Óbidos 9.
Em breve será divulgado um mapa onde estarão assinaladas as ruas e as paredes que receberam as obras. Estão também previstas visitas guiadas para percorrer os novos murais.
A artista Leonor Brilha já concluiu a sua obra, inspirada na obra de Natália Correia e nos bordados de várias regiões do nosso país, no Beco dos Peixinhos
O projeto é apoiado pelo programa municipal “BIP-ZIP – Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária de Lisboa”, e está a ser promovido pela Associação EBANO Collective, contando com o apoio da Galeria de Arte Urbana.
Segundo os mentores deste projeto, “o objetivo é promover o conhecimento de um dos aspetos mais fascinantes e menos conhecidos da Graça – o seu património cultural ligado à poesia, à arte e à literatura – expondo-o publicamente através de intervenções artísticas nas fachadas, contribuindo para a melhoria da imagem do bairro e requalificando o espaço público”.
Comentários
comentários