Uma nova iniciativa da Biblioteca de São Lázaro pretende oferecer cerca de 2.500 livros à população que passe pelas ruas da freguesia de Arroios.
São 2.500 livros e, até 15 de setembro, estão à mão de quem os agarrar pelas ruas da freguesia de Arroios. A iniciativa é da Biblioteca de São Lázaro, a mais antiga biblioteca municipal de Lisboa.
Os livros são colocados em locais públicos como cafés, bancos de jardins e quiosques. De modo a dar promover a iniciativa "Leva-me Contigo", os livros são sinalizados com um folheto que indica que aquela obra pode ser levada para casa.
Numa entrevista à Arroios TV, Joaquina Pereira, responsável da biblioteca, conta que a iniciativa deseja “dar uma nova vida a livros da biblioteca cuja durabilidade já foi ultrapassada”. Estes exemplares foram “doados para estarem à disponibilização de todos" incluindo as pessoas fora da freguesia.
A iniciativa da Biblioteca de São Lázaro começou a 01 de julho e decorre até 15 de setembro.
Os livros distribuídos pela freguesia seguem as preferências dos leitores, que costumam optar pelos policiais e os romances. De acordo com a responsável da biblioteca, os clássicos e a poesia são os que menos interesse geram.
50 livros por dia
No entanto, para desafiar os hábitos de leitura das pessoas, a equipa da biblioteca distribui diariamente cerca de 50 a 60 livros de todos os géneros.
Alguns dos locais onde se podem encontrar livros são o Jardim do Torel, a zona do Saldanha e da Penha de França ou na Estefânia.
Os que não têm possibilidade de visitar Arroios nas próximas duas semanas, podem sempre visitar a biblioteca municipal mais antiga de Lisboa que está aberta ao longo de todo o ano.
Neste espaço didático, os leitores interessados poderão consultar ou levar emprestado alguns dos mais de 20 mil documentos disponíveis.