“Sizígia”, um filme de Luís Urbano, venceu este fim-de-semana o prémio de melhor curta-metragem internacional de ficção no Arquitectura Film Festival 2012, o único festival de cinema e arquitetura da América Latina, que se realizou em Santiago do Chile.
Filmada na Piscina das Marés, edifício de Leça da Palmeira desenhado por Álvaro Siza nos anos 60, a curta-metragem procura usar as imagens em movimento como um processo de investigação do espaço que explora as suas qualidades narrativas e o sentido de lugar criado pelo uso, os materiais, a luz e o som
“Sizígia” é a primeira de uma série de curtas metragens realizadas no âmbito do projeto de investigação da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, “Ruptura Silenciosa, Intersecções entre a Arquitectura e o Cinema, Portugal 1960-74”.
Estavam em competição mais de 25 trabalhos internacionais em seis categorias distintas. O júri do festival foi composto por cineastas, atores, arquitetos e fotógrafos.
O Arquitectura Film Festival decorreu de 18 a 21 de Outubro, em Santiago do Chile, e contou com mais de 1.700 participantes nas diversas atividades do programa que incluíram – além da projeção de mais de 40 filmes e curtas-metragens – workshops e conferências.
Clique AQUI para ler o comunicado do festival com o anúncio dos premiados.
[Notícia sugerida por Elsa Catarina]