Doze ateliês de arquitetos portugueses vão participar na 14ª edição da Exposição Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza. A presença nacional vai debruçar-se sobre o tema "Homeland - News from Portugal".
Doze ateliês de arquitetos portugueses vão participar na 14ª edição da Exposição Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza. A presença nacional nesta importante exposição de arte vai debruçar-se sobre o tema “Homeland – News from Portugal”.
A representar Portugal vão estar os ateliês e arquitetos Adoc Architects, André Tavares, Artéria, Ateliermob, Like Architects, Mariana Pestana, Miguel Eufrásia, Miguel Marcelino, Paulo Moreira, Pedro Clarke, Sami Arquitectos e Susana Ventura.
De acordo com a Lusa, no final de 2013, a Direção-Geral das Artes (DGArtes), responsável pela representação de Portugal nas bienais de arte e arquitetura de Veneza, apresentou o arquiteto Pedro Campos Costa como comissário da edição deste ano, em parceria com a Trienal de Arquitetura de Lisboa.
A DGArtes revelou ainda que o projeto vai ter duas dimensões, uma de inventariação de habitação do país, através de um inquérito, e outra de reflexão crítica realizada por seis arquitetos convidados.
A 14.ª edição vai ter como curador geral o arquiteto holandês Rem Koolhaas, o autor do projeto da Casa da Música, no Porto, que definiu como tema base da edição deste ano o conceito “Fundamentals”.
Os portugueses vão estar presentes no Arsenale, um das zonas da exposição da Bienal. A Bienal vai decorrer entre 07 de Junho a 23 de Novembro de 2014, nos espaços Giardini e Arsenale, em Veneza.