O comunicado divulgado pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, instituição onde se formaram os dois arquitetos, revelou que o concurso deste ano procurava projetos de revitalização de alguns quarteirões da capital croata.
Entre as 250 propostas concorrentes, foi o trabalho luso que se sagrou vencedor, tendo sido selecionado por um júri composto por vários especialistas de renome. O projeto nacional foi considerado o mais original e será, agora, posto em prática nas ruas de Zagreb.
Segundo o painel de jurados, o conceito-chave da apresentação de Pablo e Pita era o mais indicado. O projeto português ambicionava manter o núcleo da cidade como “ícone vivido”, ao mesmo tempo em que se potenciariam novas rotinas e qualidades num valor urbano renovado.
Esta dupla de arquitetos já tinha alcançado o prémio AICO, de um Congresso Internacional de Arquitetura, no Porto, em 2010. Agora, junta ao currículo o novo prémio do certame promovido pela Câmara de Zagreb e pela Ordem dos Arquitetos Croata.
[Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes e Tita Justino Almeida]