Dois arquitetos portugueses da Digitalab, empresa de São João da Madeira, acabam de ser galardoados na Alemanha no âmbito de uma competição internacional dirigida a jovens das áreas da arquitetura e do design de interiores.
Dois arquitetos portugueses da Digitalab, empresa instalada na SANJOTEC – Oliva Creative Factory em São João da Madeira, acabam de ser galardoados na Alemanha no âmbito dos “Tile Awards 2014”, uma competição internacional dirigida a jovens das áreas da arquitetura e do design de interiores.
Ana Fonseca e Brimet Silva foram premiados por um júri internacional constituído por arquitetos de vários países graças ao seu projeto “Volumetric Light”, que consiste num spa modular suscetível de ser construído na cobertura de um edifício, no seu jardim ou no meio de uma floresta.
Este spa foi projetado para ser feito à base de madeira (na estrutura) e azulejos (nos revestimentos) e foi eleito o melhor projeto do mundo apresentado na categoria de “Wellness/Spa” nos “Tile Awards 2014”, concurso organizado pela empresa de revestimentos cerâmicos alemã Agrob Buchtal em parceria com a AIT/GKT, promotora dos salões de arquitetura de Hamburgo e Colónia.
“A conceção do espaço foi inspirada na expressão de um grupo de cristal de quartzo”, conta a arquiteta Ana Fonseca em comunicado enviado Boas Notícias. De acordo com a portuguesa, o objetivo do projeto foi, precisamente, “explorar a estética do azulejo através da luz, aplicando o material de diferentes formas e ângulos e maximizando a sua expressão” por meio do desenho luminoso.
O painel de jurados do concurso disse ter apreciado a forma como os autores do projeto português conseguiram valorizar os materiais, aproveitando, nomeadamente, as cores dos ladrilhos, com recurso a um meio tão simples como o controlo da luz.
“A abertura zenital [relação de verticalidade entre um ponto sobre uma superfície e um ponto no espaço] também é atraente, pois oferece ao utilizador uma vista da floresta quando está deitado na água – um elemento maravilhoso da terra”, lê-se na deliberação do júri, citada pela Digitalab.
A conquista deste prémio valeu à dupla nacional a oportunidade de participar num “workshop” no sul da Índia com vista ao desenvolvimento deste projeto com especialistas da Agrob Buchtal. O próximo passo será a construção de um modelo físico do spa, em tamanho real, que, depois de produzido e fotografado, irá ilustrar o catálogo de produtos e aplicações da empresa alemã.
Prémio é o 3.º consecutivo em 2014
Esta é a terceira distinção arrecadada pela Digitalab desde desde o início do ano. Ainda recentemente, a empresa de São João da Madeira viu a sua coleção de candeeiros da marca PIXOM incluída entre os Projetos Originais Portugueses (POPS), competição que a Fundação de Serralves promove anualmente e em cuja loja, na cidade do Porto, podem ser observados e adquiridos.
Também em 2014 a Digitalab inscreveu a sua marca de design (PIXOM) entre os cinco projetos finalistas do Prémio Jovem Empreendedor, que a ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários promove há 15 anos.
Notícia sugerida por José C. Maximino