“Quando falámos para o Niemeyer que entregaríamos a construção em dezembro, ele quis comemorar seu aniversário no local. Para nós, é uma honra, pois esta é uma grande honra concedida pelo maior arquiteto do planeta”, disse o presidente do Grupo Executivo do Caminho Niemeyer, Selmo Treiger ao jornal O Fluminense.
“Ele está muito bem, com uma saúde de ferro”, garantiu por sua vez, à agência Lusa, Vera Lucia Niemeyer, mulher com quem o famoso arquiteto se casou aos 98 anos.
A Fundação Oscar Niemeyer guardará um acervo com diversas obras do arquiteto desde esculturas, projetos, maquetes, entre muitosoutros trabalhos realizados durante os 70 anos de carreira na arquitetura no Brasil e um pouco por todo o mundo, incluindo Portugal.
Niemeyer vai também assistir no dia do seu aniversário ao lançamento da 8.ª edição da sua revista de arquitetura, “Nosso Caminho”, sobre arquitetura, arte e cultura. Apresentará ainda um samba escrito por ele intitulado “Tranquilo com a Vida” que escreveu em parceria com o enfermeiro Caio de Almeida e com o músico Edu Krieger, enquanto esteve internado no ano passado.
Niemeyer é um dos nomes mais importantes da arquitetura moderna internacional, foi autor da sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, do Palácio do Planalto, em Brasília, entre outros tantos projetos em que se conta ainda o Museu de Arte Contemporânea de Ponta Delgada, nos Açores.
A nível internacional a data será lembrada por todos os admiradores da obra do arquiteto. Programada para dia 15 na cidade espanhola de Avilés, nas Atúrias, será inaugurado o Centro Niemeyer, um dos principais projetos do arquiteto na Europa.