O Warka Water lançado em 2012, dos arquitetos italianos Arturo Vittori e Andreas Vogler, é um projeto nas regiões montanhosas da Etiópia que constrói estruturas capazes de recolher água potável a partir da condensação do ar.
Os arquitetos italianos Arturo Vittori e Andreas Vogler lançaram o projeto Warka Water, em 2012, nas regiões montanhosas da Etiópia. O grupo constrói estruturas que recolhem água potável a partir da condensação do ar.
O estúdio dos dois italianos, Architecture and Vision, concebeu o projeto a pensar nas mulheres e crianças que caminham diariamente várias horas para recolher água que muitas vezes não é potável.
Em 2014, o estúdio de arquitetura lançou a segunda fase do projeto com o Warka Water 2 (WW2) que consiste numa estrutura de 12 metros de altura com 90 quilos, inspirada na árvore etíope Warka.
Estrutura é capaz de recolher 100 litros de água por dia
Composto por cinco módulos, o WW2 é capaz de recolher cerca de 100 litros de água por dia, podend ser construído e montado por moradores locais, no espaço de uma semana, sem necessidade de andaimes ou equipamento elétricos.
Mais alto que a primeira estrutura lançada em 2012, o WW2 expande a possibilidade de recolher água da chuva, orvalho e nevoeiro, tendo em conta a forma cónica que melhora a estabilidade e otimiza o acondicionamento e transporte.
O material usado é feito à base de plástico reciclado, cordas, fios metálicos, cânhamo e canas de bambú tratadas e montadas para obter a forma necessária.
Para além de fornecer água potável, a meta do projeto passa por revigorar a economia local através do fabrico de torres de Warka Water.
Clique AQUI para aceder ao Facebook Oficial do projeto.