A série de documentários portuguesa "Arquitectura à Moda do Porto", desenvolvida por dois arquitetos nacionais para "promover a excelência da arquitetura da cidade Invicta", cativou um dos sites mundiais mais prestigiados da área, o ArchDaily.
A série de documentários portuguesa “Arquitectura à Moda do Porto”, desenvolvida por dois arquitetos nacionais para “promover a excelência da arquitetura da cidade Invicta”, cativou um dos sites mundiais mais prestigiados da área, o ArchDaily, que está a transmitir, semanalmente, um episódio do projeto.
Encantado com o trabalho de Filipa Figueira e Tiago Vieira, que se associaram à produtora Building Pictures, da portuguesa Sara Nunes, para dar vida a um conjunto de vídeos “curtos, leves e divertidos” sobre a arquitetura do Porto, o ArchDaily quis estabelecer uma parceria com a dupla de arquitetos e começou, no início deste mês, a divulgar a série.
Até ao momento, foram já publicados naquela plataforma internacional três dos 10 episódios que compõem a o projeto dos dois ex-alunos da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), sendo que cada um dos vídeos se foca num elemento diferente: luzes, escadas, varandas, natureza, textura, portas, janelas, clarabóias, pavimentos e estruturas.
Sara Nunes, Tiago Vieira e Filipa Figueira são os rostos por detrás deste projeto que chamou a atenção internacional
“O ArchDaily juntou-se à Building Pictures, a Filipa Figueira e Tiago Vieira para dar destaque a episódios semanais da série 'Arquitectura à Moda do Porto', que apresenta os edifícios mais significativos do Porto nas últimas duas décadas”, pode ler-se no site, que acrescenta que a série foi originalmente lançada em 2013.
De acordo com os mentores da iniciativa, a série dá destaque a cerca de 30 edifícios e “representa a afirmação de arquitetos portugueses no panorama arquitetónico internacional, não só pela associação à Escola do Porto como pela abertura a uma nova geração de arquitetos portugueses e estrangeiros”.
“A Arquitectura à Moda do Porto pretende mostrar que o Porto não é apenas uma cidade histórica e com bom vinho, mas também de grande variedade e qualidade no que toca à sua arquitetura contemporânea”, explica o site deste projeto português.
Para o fazer, os portugueses apostaram em “vídeos curtos, leves, divertidos, com uma forte relação com a música” e que têm como objetivo “estimular o interesse não só de arquitetos mas do público em geral pelo gosto da arquitetura e pela cidade do Porto”.
Clique AQUI para assistir aos vários episódios desta série documental no canal do projeto e AQUI para ver os episódios já publicados no ArchDaily.
Notícia sugerida por Maria da Luz